quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Doutorado: Geoprocessamento e Computação Inteligente: Possibilidades, vantagens e necessidades

.
[ ATUALIZAÇÃO 8.fevereiro.2009 ]
Texto e código-fonte disponíveis; correção de links;


RESUMO
As técnicas de análise de dados e de busca de soluções fornecidas pela Computação Inteligente tiveram, nos últimos tempos, um grande avanço em seu desenvolvimento. Essas técnicas têm sido utilizadas com eficácia e eficiência no tratamento de problemas complexos e/ou que possuam uma grande quantidade de dados a serem processados. A integração destas técnicas com as ferramentas computacionais de produção e análise de informações geográficas (Geoprocessamento) é, portanto, muito vantajosa, especialmente com relação à grande quantidade de dados geralmente envolvida nas questões de natureza espacial. Este trabalho apresenta dois exemplos de uso de técnicas de Computação Inteligente em procedimentos de produção e análise de informações geográficas: um Sistema de Raciocínio Nebuloso (baseado na Lógica Nebulosa) para a construção de um mapa de fertilidade de solos, e uma Rede Neural Artificial para a identificação de agrupamentos espaciais em dados sócio-econômicos. Os dois exemplos foram conduzidos utilizando-se um software especialmente construído para esta finalidade, denominado GAIA – Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial –, e que doravante está disponível como Software Livre para qualquer pesquisador interessado em utilizar estas ferramentas. O estudo conclui que o uso das técnicas provenientes da computação inteligente, em comparação com técnicas tradicionais de análise de dados, contribuiu para um aumento da qualidade dos resultados obtidos.


Texto disponível aqui


Software GAIA - Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial

Grupo de discussão:
(*inativo*) http://groups.yahoo.com/group/gaia_geoprocessamento_ia

Licença:
GNU General Public License (GPL) version 3
Licença Pública Geral GNU - versão 3
Disponível em www.gnu.org/licenses/gpl.html
Tradução não oficial para português: www.fsfla.org/svnwiki/trad/GPLv3

- Executável (GNU/linux, i386, requer GTK)

- Dados dos exemplos

- Instruções para instalação

- Tutorial passo-a-passo para os exemplos apresentados na tese: inserido no texto da tese, disponível no link apresentado no início desta postagem

- Código-fonte

ATENÇÃO! está disponível acima apenas o código-fonte (arquivos cpp e glade, além de algumas imagens). Em breve disponibilizarei aqui o makefile, junto com instruções detalhadas para compilação junto com a TerraLib.


- live-cd (GAIA, TerraView, MYSQL, tutoriais + dados)
Arquivo ISO (versão em inglês)
Leia-me !!
.

4 comentários:

Amanda Gonçalves disse...

Parabéns pela Defesa Carlão!!! Pelas ferramentas inteligentes que usa e pela preocupação com o acesso e a função social que elas podem ter!
Parabéns Doutor!!

Anônimo disse...

Boa tarde. Sou novo no uso de OS baseados em Linux. Estou usando o Lubuntu 15.04. Baixei o TerraView 4.2.2.deb e tentei instalar via Instalador de Pacotes GDebi, mas não tive sucesso. Sempre aparece a mensagem de erro: A DEPENDÊNCIA NÃO É CONTENTÁVEL: libgdal1-1.7.0. Você sabe do que se trata ou como eu faço pra resolver isso? Tem algum comando que possa dar no Terminal para baixar o Terraview por lá? Desde já agradeço. José Carlos.

Carlos José Pereira disse...

oi José Carlos!
Então, da última vez que tentei, tive muitos problemas, até que desisti. Foi a uns 2 anos atrás, eu tentei instalar o terraview num linux virtualizado (virtualbox) pra usar em aula (e também pra recomeçar o desenvolvimento do meu programa do doutorado - objeto deste post), e tive diversos problemas. o deb fornecido, simplesmente não funciona, pelo menos não diretamente. Tentei vários "contornos" para o problema (instalação de pacotes por fora), até que consegui finalizar a instalação, porém o aplicativo assim instalado não funcionava corretamente.
Pretendo em breve fazer uma nova tentativa de instalação, pois preciso retomar o desenvolvimento do software, e caso não consiga novamente, estou planejando mudar a plataforma do meu software, de terralib/terraview para python/qgis, assim o gaia seria um plugin do qgis.
Se eu tiver algum tipo de informação adicional, te aviso por aqui.
Abraços!
Carlão

Anônimo disse...

Bom dia Carlão. Agradeço o seu retorno. Eu resolvi aguardar por novos instaladores. Qualquer novidade nesse sentido, peço que me avise.

Por enquanto vou usando o QGIS e o gvSIG, que instalaram normalmente.

Mais uma vez agradeço.

Um forte abraço.

José Carlos.