quarta-feira, 7 de junho de 2017

CRUD básico com Android e Firebase (parte 3)

Configurando o projeto no Android Studio para acessar a base de dados


Vamos configurar nosso projeto no Android Studio. Em primeiro lugar, obviamente, crie um projeto novo no Android Studio. Note que editamos o “package name” para ficar igual ao que configuramos no site do Firebase (br.com.laststarfighter.germusica).

  • Escolha da API: deixei no default (API 15, Android 4.0.3).
  • Activity inicial: “Empty Activity”.
  • Nome da activity e nome do layout: default.





Para “conectar” o nosso projeto no Android Studio recém criado com nosso projeto Firebase, acesse o menu Tools, item Firebase.


Vai aparecer, do lado direito, um assistente com as diversas opções de configuração que podemos fazer com relação ao Firebase.


Clique em “Realtime Database”, e logo abaixo em “Save and retrieve data”:


A tela do assistente vai mudar. Escolha o primeiro botão, “Connect to Database”:


O Google vai então te avisar que a aplicação “Android Studio” está tentando acessar sua conta, e solicita sua permissão. No final da tela, clique em “allow” (permitir):



Quando retornar ao Android Studio, ele vai perguntar se você quer criar um novo projeto, ou se conectar a um projeto já existente. Vamos nos conectar ao projeto “Gerenciador de Musicas”.

Após, clique em “Connect to Firebase”:


O assistente vai mostrar que este passo foi completado com sucesso.

Clique agora em “Add the Realtime Database to your app”:


O Android Studio vai mostrar as mudanças que ele terá que fazer em arquivos de configuração do seu projeto.
Clique em “Accept Changes”.


Pronto! Seu projeto no Android Studio está devidamente conectado e configurado para utilizar o banco de dados fornecido pelo Firebase. Você já pode remover o assistente da tela, clicando na “engrenagem” no canto superior esquerdo e escolhendo “Remove from sidebar”.


Vamos agora testar se a conexão funciona. Antes, precisaremos de uma classe para criar um objeto e gravar seus dados no banco de dados. Criaremos a classe Artist, pois usaremos ela no decorrer deste projeto.

 package br.com.laststarfighter.germusica;  
   
 public class Artist {  
   
   private String artistId;  
   private String artistName;  
   private String artistGenre;  
   
   public Artist() {  
     // É preciso um construtor vazio. Veremos porque mais a frente.  
   }  
   
   public Artist(String artistId, String artistName, String artistGenre) {  
     this.artistId = artistId;  
     this.artistName = artistName;  
     this.artistGenre = artistGenre;  
   }  
     
   // também precisamos de getters, exigência do Firebase.  
   
   public String getArtistId() {  
     return artistId;  
   }  
   
   public String getArtistName() {  
     return artistName;  
   }  
   
   public String getArtistGenre() {  
     return artistGenre;  
   }  
 }  

Agora insira o código abaixo no final do método onCreate() da classe MainActivity (atenção para os imports que o Android Studio vai sugerindo). Não se preocupe com o código agora, retornaremos a ele posteriormente, com mais detalhes de seu funcionamento. Mas, em resumo, vamos criar um objeto “Artists” no Friebase (objeto JSON, como já vimos), e dentro dele vamos criar um outro objeto formado pelos dados do objeto (java) artist.

 DatabaseReference databaseArtists;  
 databaseArtists = FirebaseDatabase.getInstance().getReference("Artists");  
 String id = databaseArtists.push().getKey();  
 Artist artist = new Artist(id, "David Gilmour", "Rock");  
 databaseArtists.child(id).setValue(artist);  


Execute o código, e verifique no site do Firebase os dados gravados (no emulador vai aparecer apenas "hello world", já que ainda não mexemos na interface).



Se você quiser ver os dados numa cara mais “JSON”, pode tentar um editor/visualizador de JSON online. Basta exportar o arquivo JSON no site do Firebase, e carregar no visualizador.


Segue para parte 4...




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