quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Motivação para trabalhos intelectuais

.
Esta é a tirinha de Calvin & Haroldo que me inspirou durante o doutorado, em especial agora na reta final - quando entrei no, como Calvin diz, "right mood"... :-)

(clique na figura para ampliar)

Abraços!
Carlão

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Doutorado: Geoprocessamento e Computação Inteligente: Possibilidades, vantagens e necessidades

.
[ ATUALIZAÇÃO 8.fevereiro.2009 ]
Texto e código-fonte disponíveis; correção de links;


RESUMO
As técnicas de análise de dados e de busca de soluções fornecidas pela Computação Inteligente tiveram, nos últimos tempos, um grande avanço em seu desenvolvimento. Essas técnicas têm sido utilizadas com eficácia e eficiência no tratamento de problemas complexos e/ou que possuam uma grande quantidade de dados a serem processados. A integração destas técnicas com as ferramentas computacionais de produção e análise de informações geográficas (Geoprocessamento) é, portanto, muito vantajosa, especialmente com relação à grande quantidade de dados geralmente envolvida nas questões de natureza espacial. Este trabalho apresenta dois exemplos de uso de técnicas de Computação Inteligente em procedimentos de produção e análise de informações geográficas: um Sistema de Raciocínio Nebuloso (baseado na Lógica Nebulosa) para a construção de um mapa de fertilidade de solos, e uma Rede Neural Artificial para a identificação de agrupamentos espaciais em dados sócio-econômicos. Os dois exemplos foram conduzidos utilizando-se um software especialmente construído para esta finalidade, denominado GAIA – Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial –, e que doravante está disponível como Software Livre para qualquer pesquisador interessado em utilizar estas ferramentas. O estudo conclui que o uso das técnicas provenientes da computação inteligente, em comparação com técnicas tradicionais de análise de dados, contribuiu para um aumento da qualidade dos resultados obtidos.


Texto disponível aqui


Software GAIA - Geoprocessamento Apoiado por Inteligência Artificial

Grupo de discussão:
(*inativo*) http://groups.yahoo.com/group/gaia_geoprocessamento_ia

Licença:
GNU General Public License (GPL) version 3
Licença Pública Geral GNU - versão 3
Disponível em www.gnu.org/licenses/gpl.html
Tradução não oficial para português: www.fsfla.org/svnwiki/trad/GPLv3

- Executável (GNU/linux, i386, requer GTK)

- Dados dos exemplos

- Instruções para instalação

- Tutorial passo-a-passo para os exemplos apresentados na tese: inserido no texto da tese, disponível no link apresentado no início desta postagem

- Código-fonte

ATENÇÃO! está disponível acima apenas o código-fonte (arquivos cpp e glade, além de algumas imagens). Em breve disponibilizarei aqui o makefile, junto com instruções detalhadas para compilação junto com a TerraLib.


- live-cd (GAIA, TerraView, MYSQL, tutoriais + dados)
Arquivo ISO (versão em inglês)
Leia-me !!
.