sábado, 20 de setembro de 2008

Roteiro para criação de uma janela no GLADE

.
Continuo ralando aqui com o GLADE. Depois de muitas cabeçadas e quase desistência, começei a gostar do bichinho. Talvez o grande problema seja a falta de um roteiro passo-a-passo, pois por mais que se leia sobre os widgets, em especial os que gerenciam o layout (vbox, hbox, table, etc.), e sobre suas propriedades, é difícil visualizar claramente qual será o efeito final.

Tentando "começar" a preencher essa lacuna, apresento este passo-a-passo. O objetivo é criar a seguinte tela:


Vou listar então todos os passos que executei para construir esta tela. O objetivo aqui é que alguém refaça esses passos e com isso possa ter um exemplo das alterações no visual causadas por cada widget ou propriedade manipulada. Ressalto ainda que muitas das escolhas que fiz nessa construção foram baseadas no meu "senso" estético, e devem ser entendidas apenas como sugestões. Como de costume, sugestões e principalmente correções são extremamente bemvindas.

Como este roteiro usa e abusa de identação, para mostrar a hierarquia entre widgets (quem vai dentro de quem, a que widget pertence tal propriedade, etc), resolvi não colocar direto aqui no post, mas sim disponibilizar um arquivo texto.

Lá pelo meio do roteiro, tem uma referência a uma figura. É esta aqui:


Gostaria de aproveitar este momento para registrar um grande agradecimento ao Bruno Boaventura, que tem me ajudado muitíssimo em diversos aspectos da programação com GTK.

Grande abraço a todas e a todos!
Carlão

Um comentário: