quarta-feira, 11 de junho de 2008

Referências bibliográficas

.
Está naquela parte "deliciosa" do trabalho, geralmente no fim, com prazo estoura(n)do, de montagem da lista de referências bibliográficas? Aí descobriu que algumas referências você tem apenas aquela cópia xerox mal-tirada, onde esqueceu de anotar editora, cidade, ano... talvez até o título? Ou então você tem tudo isso, mas está em dúvida em como aplicar as normas?

Bem, segue uma dica: vá no Santo Oráculo (Sanctvs Googlus) e pesquise por:

+bibliografia +autor +autor2 +palavra-do-título
... ou o que mais você souber sobre o trabalho. Se for uma palavra, use "+". Se for uma frase, use "+" e aspas: +"efeitos termodinâmicos do rabo da lagartixa".

O Google provavelmente vai te retornar uma lista de trabalhos acadêmicos (ou não...) disponibilizados na Web, em especial a seção "Bibliografia" dos mesmos...

Consulte a referência desejada, e tire suas dúvidas!!

Mas por favor, faça um favor a si mesmo: não banque o esperto-chupão-mané e apenas copie a referência... gaste um tempinho pra tentar aprender como foi feita. Afinal de contas, o motivo pelo qual você está fazendo seu trabalho é o de aumentar o conhecimento... ou não é??

Se não for, está perdendo seu tempo!

E já que estamos falando sobre normas, segue um link muito bom sobre o tema.
http://www.rc.unesp.br/biblioteca/normasabnt.php

Abraços a todas e a todos!

Carlão

2 comentários:

Ana disse...

Oi, Carlão, olha eu aqui, eu não disse que viria?
Já vou começar enchendo o saco... rsss..
Normas? Eu não faço a mais remota idéia das normas, e não quero nem saber delas... VocE já ouviu falar em bibtex? ;)
Ana

Carlos José disse...

Oi Ana,
Que bom que você gostou do blog, tou louco pra acabar logo essa tese pra retomar as postagens, pelo menos 1 ou 2 por semana.
Quanto ao bibtex, já ouvi falar no nome, mas não faço a menor idéia do que seja. Vou dar uma fuçada (talvez no meu tempo livre, isto é, quando for ao banheiro fazer necessidades fisiológicas, posso levar o notebook, tenho um cabo de rede grande.... RISOS RISOS RISOS!!!)
Abraços!